odontoconde facebook_e_site_1
Endodontia
É a especialidade da Odontologia voltada ao diagnóstico e tratamento das doenças envolvendo a parte interna do dente denominada "polpa dentária" localizado no canal dentário e região em torno do final da raiz do dente, chamada de região periapical.  
"Fazer" o canal consiste na “retirada” da polpa do dente e substituição por um material apropriado. Este procedimento, chamado pelo cirurgião – dentista de tratamento endodôntico, trata o canal e permite o trabalho das outras áreas da Odontologia. 
As situações mais comuns que podem envolver o canal do dente são:
·        Dente quebrado;
·        Cárie profunda;
·       Dano ao dente, como no caso de um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo;

Se a polpa estiver com infecção, inflamação ou morta pode evoluir para a formação de pus e abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente. Toda essa evolução pode estar acompanhada por muita dor, mas, em alguns casos, pode não haver sintomas tão evidentes.
 Como é tratado o canal dentário?

O tratamento de canal pode ser feito por etapas ou, dependendo do diagnóstico, é feito apenas em uma única sessão com o cirurgião dentista.

Primeiramente, é feita uma abertura na coroa do dente. Em seguida, a polpa "doente" é removida e esse espaço é limpo. No lugar é colocada a medicação. Após essa etapa é feita o fechamento da parte radicular do dente. Esta etapa do tratamento endodôntico é chamada obturação. Esse fechamento permitirá o trabalho dos outros cirurgiões-dentistas.

Os outros cirurgiões dentistas ou o próprio cirurgião dentista faz o planejamento da próxima etapa do tratamento do dente. Por exemplo, uma restauração (conhecida como "obturação" ou "coroa") poderá ser instalada sobre o dente para restabelecer seu formato, sua estética e sua função dentro das condições de cada situação clínica. 
 
Ligue (62) 30928882 e marque sua consulta


Dra. Priscilla Naves de Oliveira
CROGO: 10861 Cirurgiã - Dentista
Especialista em Endodontia

Odonto Condé
Rua T64 n. 654 Setor Bueno, Goiânia - GO
fone: 62 30928882 ou whatsapp 62 984008882