A ortodondia é a especialidade odontológica que atua no diagnóstico e tratamento do mal posicionamento  dos dentes e dos ossos maxilares. 
O tratamento é importante porque dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e desenvolvem doenças na gengiva. As falhas na posição da mordida também estão correlacionadas com problemas de fala, deglutição, mastigação, dores de cabeça e, o que é mais fácil de entender, estão relacionados à sua aparência.

1 - Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos Goiânia? Os aparelhos autoligáveis (autoligável) acelera o tratamento? Algum tipo especial de aparelho permite um tratamento mais rápido?
                  O uso do aparelho (bráquete ou mesmo o “móvel”) é apenas uma parte do tratamento ortodôntico, logo, não é o dispositivo nos dentes que conserta a maloclusão (dentes tortos), mas, sim, as corretas ativações feitas pelo profissional. Cabe acrescentar que a disciplina do paciente é fundamental para a qualidade do tratamento. O que determina a escolha do aparelho é a técnica do cirurgião-dentista, a idade do paciente e o grau de colaboração e preferência de cada indivíduo.
                  Didaticamente, é possível fazer a seguinte divisão quanto aos tipos:

 1.1 - Aparelho dentário fixo estético (aparelho dental fixo):
PORTFOLIO 2Aparelho ortodôntico fixo utilizado na Odonto Condé: tipos de aparelhos ortodônticos Goiânia

Aparelho dentário fixo estético autoligável goiânia (ou aparelho autoligado) (não usa elásticos/borrachinha/bengalinha):
Trata-se de aparelhos com a cor mais semelhante a do dente se comparada com os aparelhos metálicos. Quando o adulto que procura um aparelho mais discreto merece ser informado sobre a importância de usar apenas os bráquetes estéticos de boa qualidade. 
 
•O aparelho muda de cor? Aparelho porcelana ou aparelho safira fica amarelado? Saiba mais sobre Aparelho autoligado estético ou aparelho autoligavel estético














 
aparelho muda_de_corO aparelho comum de porcelana ou safira podem mudar a cor das "bengalinhas" ou "alastics", isto é, os elásticos que "seguram" o fio na peça colada no dente (bráquete). Em compensação, o modelo de aparelho autoligado mantém boa estabilidade de cor, mesmo numa dieta carregada de alimentos com corantes. Outro ponto importante é que, por não utilizar as “borrachinhas”, acumula menos placa bacteriana.
O aparelho ortodôntico fixo que utiliza "Borrachinhas" fica amarelo já nos primeiros dias: aspecto de sujeira, mesmo se a "pecinha" for de aparelho de safira ou aparelho de porcelana ou outro aparelho estético.
odontoconde facebook_e_site_3b•O tempo de tratamento é maior do que o aparelho metálico? A peça solta muitas vezes?
Em aparelhos ortodônticos estéticos de baixa qualidade as peças se soltam com facilidade aumentando o tempo de tratamento. Felizmente, no aparelho dental autoligável, a técnica ortodôntica pode ser ajustada para que o tempo de tratamento seja o ideal. Utilizar aparelho porcelana ou aparelho safira mas, continuar usando as "borrachinhas" (ou elasticos transparentes) é ruim quanto à estética porque vai mudando de cor e ficando ainda mais feio do que um aparelho de metal. Só lembrando que não é o aparelho que acelera ou mesmo que “conserta” os dentes, mas, sim, o que o dentista faz no aparelho e a disciplina (cooperação) do paciente.
Com a técnica ortodôntica individualizada podemos utilizar os recursos de fios, bráquetes (tais como o autoligado estético ou autoligável estético) para manter o tratamento sem alterações na cor do aparelho. Para alcançar o tempo de tratamento ideal, é necessário individualizar o diagnóstico, o plano de tratamento e propor ao paciente a adequada explicação sobre as ativações. Só usar um aparelho autoligado, sem a evolução dos fios adequada, já foi comprovado que não altera o tempo de tratamento.

 1.2. Aparelhos dentais fixos metálicos (aparelho dente);
 Aparelho dentário fixo metálico convencional (usa elásticos/borrachinha/bengalinha no bráquete)
Trata-se do aparelho mais utilizado no mundo, mas, é importante ressaltar que apresenta a mesma eficácia e o mesmo resultado que aparelhos mais modernos porque o que movimenta os dentes não é “usar aparelho” mas, sim, estar sob um tratamento ortodôntico onde o cirurgião-dentista pode utilizar seu conhecimento em Ortodontia para movimentar os dentes no sentido da correção da má-oclusão. O tratamento pode ser feito com qualquer aparelho, desde que, profissional e paciente estejam de acordo.
 A principal peça que compõe esse aparelho é o bráquete convencional. Nesse caso, utiliza-se a “borrachinha”, também conhecida “bengalinha/elásticos” que nada mais é do que um elastômero colorido, prateado ou transparente com a função de prender o fio (que tem pacientes que o conhecem por “arame”) na peça de metal. A diferença do aparelho autoligável é que essa borracha absorve saliva e muda de cor rapidamente, logo, a limpeza é dificultada e o aspecto de sujeira é mais visível do que os bráquetes mais modernos.
Aparelho colorido
 Aparelho ortodôntico fixo metálico autoligável (não usa elásticos/borrachinha/bengalinha) ou aparelho detnário autoligavel goiânia:
A vantagem desse aparelho está na facilidade de limpeza por parte do paciente, pois, como ele é composto apenas por metal (não usa as “borrachinhas”) não absorve a saliva e os corante comuns nos aparelhos convencionais.
O tempo de tratamento menor, reduzidos retornos para as ativações ocorrem, única e excusivamente, quando há individualização e uso adequado da técnica ortodôntica específica e não apenas um tipo de aparelho ou outro, isto é, o que o cirurgião-dentista utiliza de mais moderno somada à disciplina exemplar do paciente é o que faz a diferença. 
 
 IMG 2353





















ROSA FACEBOOK_II1.3 - Aparelho dentário lingual (aparelho ortodôntico lingual):
Na Ortodontia esse tipo de aparelho fixo é colado na superfície do dente voltada para a língua, permitindo que, durante o tratamento, a naturalidade do sorriso seja mantida a medida que os dentes vão se movimentando. 
 
Vantagens:
•Como o aparelho é montado atrás dos dentes, é praticamente invisível. É pra quem quer discrição enquanto está sob tratamento ortodôntico. Dificilmente alguém vai perceber que você está usando aparelho ortodôntico fixo;
•Evita a projeção dos lábios e, principalmente, o paciente se sente confortável ao conversar durante uma refeição, pois, resíduos de alimentos ficam escondidos atrás dos dentes.
 Mitos:
•Dor/tempo de tratamento: os dentes vão se movimentar da mesma forma. Não há diferenças quanto aos outros aparelhos. Os cuidados especiais são os mesmos da Ortodontia convencional e, para pacientes mais sensíveis, existem materiais de proteção específicos colocados pelo próprio dentista que duram muitas semanas;
•Higienização: as escovas (interdental, unitufo e ortodôntica) e o fio dental (passa fio/outros) são os mesmos. Soma-se a isso a limpeza feita pelo cirurgião-dentista durante as manutenções mensais;
•Irritação da língua: o aparelho lingual é extremamente arredondado, totalmente adaptado e bem tolerado pelos pacientes.
saiba mais em www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br
PORTFOLIO 1
1.4 - Aparelhos removíveis: isto é, não são colados e podem ser retirados pelo paciente durante as refeições
Para adultos: aparelho ortodôntico invisível ou aparelho ortodôntico transparente
Invisalign® o aparelho passa desapercebido, seu sorriso jamais!
Invisalign® é o aparelho ortodôntico envolvido na correção dos dentes tortos sem que, praticamente, ninguém perceba que você está sob tratamento. As placas, praticamente invisíveis, são feitas sob medida nos Estados Unidos e são trocadas a cada 15 dias, alinhando seus dentes gradativamente.
Com Invisalign® o aparelho passa desapercebido, seu sorriso jamais.

                 Mostre seu sorriso, esconda seu aparelho!
Invisalign® é o aparelho ortodôntico presente em 45 países e pioneira no mercado de aparelhos removíveis imperceptíveis. Invisalign® conta com cerca de 82 mil cirurgiões-dentistas credenciados e mais de 2,4 milhões de tratamentos iniciados em todo o mundo. No Brasil, Invisalign® conta com mais de 2 mil profissionais. O tratamento começa com a moldagem dos dentes do paciente. 

O molde passa por uma tomografia computadorizada, que dará origem a um modelo digital tridimensional dos dentes. A partir do software ClinCheck®, o cirurgião-dentista mostra ao paciente a simulação da movimentação dentária. Após a aprovação do paciente, a fabricação dos alinhadores se dá por meio de estereolitografia (SLA), permitindo a construção dos modelos dos dentes para cada etapa do tratamento. Os alinhadores são fabricados sobre estes modelos e são 100% entregues todos dentro de uma caixa especial aos cirurgiões-dentistas para acompanhar as trocas dos alinhadores de seus pacientes
Saiba mais no nosso site específico pra esse tipo de aparelho:
www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br


Para crianças:

1.5 - Aparelho Removível (aparelho móvel goiânia):
Nas crianças que ainda apresentam os dentes decíduos (“de leite”). Para que o aparelho removível atinja seu objetivo é necessário que o paciente seja colaborador e use o aparelho na maior parte do dia e da noite. Logo, a cooperação do paciente é proporcional à qualidade do resultado do tratamento.  Indicado para tratamentos em pacientes em fase de crescimento Podem ser removidos para atividades sociais, para alimentação e para higiene bucal.

1.6 - Contenção após o aparelho ortodôntico:
Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos (peças de metal ou de cerâmica coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecido ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis e/ou fixos (os fixos são colados na parte do dente voltada para a língua ou, como os pacientes costumam entender, “na parte interna dos dentes”). Nos casos onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

Ligue (62) 3092 8882 e marque sua consulta
Fotos meremente ilustrativas

Dr. Alberto dos Reis Condé Jr. CROGO6411.
Cirurgião-Dentista. Ortodontista.

Odonto Condé
Rua T-64, n. 654, St Bueno, Goiânia- GO.
odontoconde.com.br ou facebook.com/odonto.conde
Whatsapp n. 98400 8882 ou Fone: (62) 3092 8882