Posts101Em 2013, o IBGE apurou quase 325 mil divórcios no Brasil*. Depois da separação, de viver o momento de “luto” pelo final do relacionamento, muitas mulheres buscam tratamentos estéticos, cirurgia plástica e um novo sorriso para elevar a autoestima e recomeçar. A valorização da saúde bucal, particularmente, com ênfase na estética e no restabelecimento da função oclusal (mordida), estimula o paciente a harmonizar seus dentes com o lábio, a gengiva e o rosto. A Ortodontia é uma das especialidades da Odontologia que está presente, na maioria dos casos, na indicação do tratamento integrado, e o aparelho ortodôntico praticamente invisível é o que, ultimamente, tem mais despertado interesse nas pacientes. Este novo modelo de aparelho é a melhor opção para quem precisa da correção da posição dentária, mas, não aceita usar o dispositivo convencional, isto é, as peças metálicas lembram uma aparência artificial da infância. O aparelho de metal pode gerar ansiedade, reduzir a colaboração e, principalmente, em um momento onde a paciente quer "elevar a autoestima", o efeito, durante o tratamento ortodôntico, pode ser exatamente o contrário.

 

Já com o aparelho invisível, os mesmos objetivos do tratamento ortodôntico podem ser alcançados em relação à técnica convencional. Por serem feitos com tecnologia robótica nos Estados Unidos, os alinhadores transparentes são produzidos sem metal, nem peças coladas nos dentes, nem fios. Nessa técnica, a cada 15 dias, a própria paciente substitui a placa por outra nova, previamente ativada, para movimentar, gradativamente, o dente, conforme planejamento do cirurgião-dentista, que faz todo o acompanhamento. Com isso, durante o tratamento ortodôntico, é possível manter a limpeza dos dentes com a facilidade de sempre, o conforto (sem aftas) e, principalmente, sem alterar o estilo de vida. Isso acontece porque o aparelho é translúcido, removível e deve ser retirado para as principais refeições do dia. 

 

Dessa forma, ao invés de "inibir" o início do tratamento ortodôntico - que pode acontecer no caso do aparelho metálico -, com o uso dos alinhadores transparentes,  muitas pacientes se sentem mais confiantes usar os alinhadores que, por serem praticamente invisíveis, não altera o seu estilo de vida. 

 

12038405 1029569320421186_2903938474185714988_nA correção dos dentes tortos (mordida torta) permite o equilíbrio da mastigação e evitaa sobrecarga dos dentes, gengiva e musculatura facial. É importante destacar que não se trata apenas de benefícios estéticos, já que a "mordida torta" (maloclusão) pode estar associada a certos tipos de dores de cabeça, dores nas ATMs (articulação têmporo-mandibular, isto é, na região da mandíbula com o crânio), problemas na gengiva (recessão gengival, mobilidade dentária, etc), nos dentes (quebra do esmalte dentário, dificuldade em higienizar e aumento do índice de cárie) e nos músculos da face (cansaço e dor na musculatura da mastigação).

 

Ou seja, após um momento, em geral, difícil, a melhoria da qualidade de vida, da autoestima das pacientes, de forma interdisciplinar, costuma ser um dos seus objetivos. Neste momento, a Odontologia se torna importante e o uso do aparelho ortodôntico, frequentemente, indicado. Embora o uso da técnica do alinhador invisível esteja disponível há quase 20 anos, cabe aos profissionais indicar cada caso e aos pacientes decidirem se querem usufruir dos seus benefícios.

 

*Artigo escrito pelo cirurgião-dentista Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior (CROGO 6411). Com 15 anos de experiência clínica em Ortodontia, graduado pela Universidade Federal de Goiás, Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior é especialista em Ortodontia pela USP e trabalha com as técnicas ortodônticas: Alinhadores Invisíveis (Aparelho Invisalign®) e Lingual. http://www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br

*http://www.valor.com.br/brasil/3809460/casamentos-no-brasil-crescem-11-em-2013-divoricos-caem-49

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD Dr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411


Rua T-64, n. 654, St Bueno, Goiânia- GO.

odontoconde.com.br ou facebook.com/odonto.conde

Whatsapp n. 98400 8882 ou Fone: (62) 3092 8882