Uma coisa é certa: dentes brancos e aparentemente saudáveis influenciam na composição de uma boa aparência em qualquer pessoa. Não é à toa que milhares de consultórios odontológicos espalhados pelo país realizam ao menos um procedimento de clareamento dental diariamente.

O que muitos não sabem é que nem sempre precisamos buscar por tratamentos químicos, pois é possível termos dentes mais brancos ao mudarmos alguns hábitos que podem estar sabotando tal objetivo. Deixar de consumir certas bebidas, como refrigerantes, por exemplo, além de trazer inúmeros benefícios à saúde em geral, também ajuda para que os dentes fiquem livres de manchas.

Quer saber como ter dentes mais brancos sem precisar recorrer a tratamentos? Então acompanhe nosso post e saiba como fazer isso mudando 5 hábitos:

1. Atente-se para a sua alimentação

Nossos hábitos alimentares podem influenciar, de forma positiva ou negativa, para termos dentes mais brancos. Isso se deve ao fato de consumirmos muitos produtos que contêm corantes em sua composição, sejam naturais ou artificiais, o que acaba manchando os dentes.

Portanto, evitar o consumo excessivo de bebidas como chá, refrigerante, vinho e café é imprescindível para quem quer evitar o indesejado aspecto amarelado nos dentes.

2. Adquira o hábito de mascar chiclete sem açúcar

E além de ser sem açúcar, o chiclete ainda deve conter xilitol, um tipo de adoçante natural muito eficiente no combate às placas bacterianas e também às cáries, pois ele não sofre fermentação.

O xilitol ainda ajuda a controlar os níveis do PH bucal, o que leva a um aumento da produção de saliva e consequentemente a dentes mais limpos e brancos.

3. Faça uso responsável de enxaguante bucal

Quando se diz “uso responsável”, nesse caso, é que o antisséptico somente deve ser utilizado sob a recomendação de um dentista. Alguns desses produtos possuem digluconato de clorexidina em sua composição, uma substância com alto poder bactericida. Apesar de sua eficiência, esse componente causa alguns efeitos, entre eles manchas, e é exatamente esse inconveniente que queremos evitar, não é mesmo?

Portanto, antes de sair por aí comprando enxaguante bucal, consulte seu odontólogo para que ele indique o produto adequado para você.

4. Para dentes mais brancos, consuma mais alimentos ricos em fibras

A ingestão de frutas e legumes fibrosos, como maçã, pera e cenoura, por exemplo, é muito importante para a manutenção da boa higiene bucal.

Durante o processo de mastigação desse tipo de alimento, nossos dentes acabam submetidos a uma espécie de polimento, gerando um aumento da produção salivar, deixando a boca naturalmente limpa e levando a dentes mais brancos.

5. Nada de fumar

Se você fuma, talvez seja melhor repensar esse hábito. Além de causar dependência e contribuir para o surgimento de inúmeras doenças, entre elas o câncer — de pulmão, laringe e muitos outros —, o cigarro deixa os dentes amarelados, podendo inclusive causar mudanças estruturais no esmalte dental.

Quer ficar sempre bem informado sobre tudo que se relaciona à saúde bucal? Então curta anossa página no Facebook e tenha conteúdo de qualidade à sua disposição.